Grupo plantação
Terras Grupo
Equipe Grupo
Lingote Grupo

Meio Ambiente na SIDERÚRGICA ALTEROSA


Hoje, o meio ambiente faz parte dos princípios gerais de negócios das organizações, estando entre suas principais diretrizes a Gestão Ambiental, que incorpora os conceitos do desenvolvimento sustentável.

Em 2001, foi criada na Siderúrgica Alterosa a Coordenadoria Ambiental, responsável pela implantação e gerenciamento dos requisitos e regulamentos aplicáveis, normas internas e diretrizes da ISO 14001.

Nos últimos anos, um dos aspectos mais importantes da Gestão Ambiental no Grupo Alterosa tem sido a gradativa compreensão de que a adoção de medidas que visam a maior eficiência na prevenção do impacto ambiental decorrente de suas atividades é muito mais vantajosa não só por evitar problemas ambientais, mas também porque resultam em maior economia e competitividade para a empresa.

Pensando nisso, a Siderúrgica Alterosa busca uma produção mais limpa com o aproveitamento sustentável dos recursos e a redução do impacto ambiental, destacando-se a criação de valor agregado tanto para os negócios como para a sociedade em geral, em conformidade com os padrões de qualidade e competitividade.

Sempre preocupada com as questões ambientais e na busca de melhorias contínuas, a Siderúrgica Alterosa emprega tecnologias avançadas para o tratamento e destinação correta dos seus resíduos, tais como: filtros de despoeiramento; sistema de tratamento de esgoto sanitário; sistema de recirculação de água de refrigeração dos altos fornos; sistema de injeção de finos para dar disposição adequada aos resíduos industriais; sistema de limpeza de gases com prensa desaguadora, que permite a separação de sólidos e a recirculação da água. Além disso, a empresa tem suas próprias florestas energéticas para garantir o autossuprimento de carvão e adota uma política de preservação das matas nativas. Sua usina termoelétrica utiliza os gases emitidos pelos altos fornos e garante a autossuficiência em energia elétrica. Outras medidas mais simples de controle de impacto ambiental incluem silos para o enclausuramento da moinha de carvão, aspersão de água nas vias de tráfego e coleta seletiva.

Destinação dos resíduos gerados no processo produtivo: :


Os resíduos do processo industrial, antes considerados materiais que geravam custos (pois necessitavam ser retirados da empresa e depositados em aterros industriais controlados), passaram a ser subprodutos que geram benefícios econômicos e empregos:

  • A escória gerada na produção de ferro gusa é comercializada para indústrias cimenteiras, que a utilizam como matéria prima na fabricação de cimento.

  • O pó de balão do alto forno, por sua vez, é utilizado como aditivo na indústria cerâmica, reduzindo as emissões de gases poluentes e o consumo de energia; uma vez que o pó de balão é um combustível, as cerâmicas o utilizam na massa do tijolo para que menos lenha seja necessária para alimentar o forno no processo de combustão.

  • A moinha de carvão gerada pelo peneiramento do carvão é utilizada na injeção de finos no alto forno para diminuição de custo (redução do consumo de carvão vegetal).

  • Os finos de minério gerados pelo peneiramento do minério são utilizados na pavimentação de estradas e também no processo de pelotização, podendo retornar ao alto forno como matéria prima.

  • O gás do alto forno, antes queimado e lançado na atmosfera, é agora transformado em energia elétrica.

Missão do Grupo Alterosa

Gerar valor para clientes, acionistas, colaboradores e sociedade com produtos – de qualidade e sustentáveis – da siderurgia, silvicultura, agronegócios e suas potencialidades.

Visão do Grupo Alterosa

Ser referência nacional na siderurgia, silvicultura, agronegócios e na agregação de valor a essas, destacando-se pela integridade e sustentabilidade econômica, ambiental e social.

Negócio

Diversificação de atividades, atuando no ramo siderúrgico, agronegócio e silvicultura.

Valores

1. Resultado
Ter foco nos objetivos a serem alcançados.

2. Respeito
Ter compromisso com as pessoas, empresas, a segurança e o meio ambiente.

3. Integridade
Fazer somente aquilo do qual possamos nos orgulhar.

4. Solidez
Priorizar a continuidade da empresa.

5. Melhoria
Realizar mais e melhor para gerar valor.

DAD.018 27/03/2014 Revisão nº 00

Notícias

Banco de Talentos

Trabalhe conosco. Cadastre seu currículo e mantenha-o sempre atualizado!

Recuperar senha

Como Funciona | Quero me cadastrar!

Cotação do Dólar

Compra Venda
Dólar Comercial (em R$) 3,1567 3,1574
Dólar Turismo (em R$) 3,0300 3,2900
 
Fonte: UOL Economia

Links Úteis

Acompanhe as notícias do setor, no Brasil e no mundo.

Onde Estamos

Rua Pequi, 189 - Santos Dumont
Pará de Minas | MG | Brasil
CEP: 35660-308<

Telefone: +55 (37) 3232-0800
Fax: +55 (37) 3232-0801


© Copyright - 2017 - Grupo Alterosa - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Agência Treis