Grupo plantação
Terras Grupo
Equipe Grupo
Lingote Grupo

Notícias

17/10/2011 - Geraldo Barbosa Duarte, o Empresário do Ano 2010

O diretor-financeiro da Siderúrgica Alterosa Geraldo Barbosa
Duarte mais conhecido como “Dinho” foi merecedor de tal honraria pela enorme capacidade de contribuir expressivamente para o desenvolvimento da empresa, focada na qualidade em todas as etapas da produção do ferro-gusa
nodular, cinzento e aciaria. Produtos esses vendidos para vários estados brasileiros e países da América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia.

O compromisso de Dinho consigo mesmo, família e sócios de
honrar a função confiada pelo pai, faz com que o empresário busque todos os dias um pouco mais de aprendizado na difícil rotina industrial.
Tem sido assim desde os tempos em que começou a gerenciar a corretora de seguros da família, emendando os fins de semana.

Pertencente à segunda geração de administradores, Dinho
desenvolve com os sócios o fortalecimento do grupo Alterosa,
constituído pela Siderúrgica Alterosa, Sorel, Florestas Ipiranga.
Recentemente a Siderúrgica Alterosa investiu em mais uma atividade com a produção de energia própria através do aproveitamento dos gases emitidos pelo alto-forno, o que corresponde a 80% do consumo residencial de Pará de Minas.

Mas na história profissional do diretor-financeiro, também existem pesadelos como aqueles que o empurraram para os bancos, no auge das crises internacionais, em busca de dinheiro até para pagar os salários dos 500 colaboradores, exatamente nos períodos de paralisação total da produção, por meses a fio. O mercado não comprava e o gusa ficava empilhado nos pátios da siderúrgica. Pesadelo também quando a empresa se viu forçada a pedir concordata.

Mas a partir dela, a segunda geração tomou a decisão de reinvestir todo o lucro dos anos seguintes em reflorestamentos que, hoje, são a base da sustentação
da indústria e financeira também, já que ela fornece 25% do carvão para uma grande multinacional. Na esteira da diversificação dos negócios surgiu também a produção de grãos - milho, soja e feijão em Morada Nova. E, para 2011,
planeja-se a criação de um novo segmento.

A personalidade do diretor também está no setor de Recursos
Humanos, com a valorização dos funcionários. Ela é visível na rotatividade anual, menor que 1%, e na motivação da equipe que começa no tratamento respeitoso e nos diversos benefícios agregados aos salários. A oportunidade de ascensão profissional é outro atrativo, sem falar que a empresa faz questão de ouvir permanentemente seus colaboradores.

A profissionalização dos negócios não pode parar, Dinho já
pensa em formar a terceira geração dos administradores do Grupo Alterosa, certo de que o futuro já começou. Para as filhas Patrícia e Cristiane, ele quer deixar os mes-
mos valores de vida que recebeu e divide com todos, incluindo a namorada Tininha, a emoção que viveu ao ser escolhido pelos associados da Ascipam Empresário do Ano de 2010.

Notícias

Banco de Talentos

Trabalhe conosco. Cadastre seu currículo e mantenha-o sempre atualizado!

Recuperar senha

Como Funciona | Quero me cadastrar!

Cotação do Dólar

Compra Venda
Dólar Comercial (em R$) 3,1889 3,1898
Dólar Turismo (em R$) 3,0600 3,3200
 
Fonte: UOL Economia

Links Úteis

Acompanhe as notícias do setor, no Brasil e no mundo.

Onde Estamos

Rua Pequi, 189 - Santos Dumont
Pará de Minas | MG | Brasil
CEP: 35660-308<

Telefone: +55 (37) 3232-0800
Fax: +55 (37) 3232-0801


© Copyright - 2017 - Grupo Alterosa - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Agência Treis